Criança

babylight.jpg (11302 bytes)A criança é símbolo da infância e inocência: é o estado anterior ao pecado simbolizado em diversas tradições pelo retorno ao estado embrionário, em cuja proximidade está a infância. Infância é símbolo de simplicidade natural, de espontaneidade. A criança é espontânea, tranqüila, concentrada, sem intenção ou pensamentos dissimulados. Esse mesmo simbolismo é empregado também na tradição hindu, o estado prévio à obtenção do conhecimento.

Na tradição cristã, os anjos são muitas vezes representados como crianças, em sinal de inocência e de pureza. Na evolução psicológica do homem, atitudes pueris ou infantis — que em nada se confundem com as do símbolo criança — assinalam períodos de regressão; ao inverso, a imagem da criança pode indicar uma vitória sobre a complexidade e a ansiedade, a conquista de paz interior e da autoconfiança.

Nas tradições pagãs, a criança pode ser duas coisas: primeiro, o filho e consorte da Deusa, e segundo, um produto da magia (resultado de algum trabalho mágico).

Na Wicca e em muitas tradições da Bruxaria, a Criança da Promessa é o Deus Sol recém-nascido que aparece na época do solstício de inverno. Ele é a luz prometida da nova estação que virá. O sol nasceu; a partir do solstício, os dias vão gradativamente ficando mais longos, até chegarem ao seu ápice no solstício de verão.

Ele é a luz nascida da escuridão. Há antigos mitos que relacionam seu nascimento a uma caverna ou gruta, simbolizando seu nascimento do submundo. Em muitos lugares ele também é conhecido como "a Criança Divina".

As primeiras imagens de uma criança divina ao lado de uma Deusa aparecem em 5000 aec (antes da era cristã), na região da Antiga Europa, em que uma criança é tratada e alimentada por figuras mascaradas. Alguns autores acreditam que esta imagem tenha passado pelos mistérios elêusinos na Grécia.

sleepwalk.gif (14554 bytes)

Voltar à

Dicionário de Símbolos de Imagens Oníricas

O mito da Criança da Promessa está presente em diversas culturas e sempre esteve ligado ao Paganismo, justamente por esta íntima relação com o Sol. Dentro do próprio Cristianismo, temos a figura de Jesus como a "criança divina"; mito que foi incorporado naturalmente de tradições pagãs anteriores à era cristã.

A Criança Divina pode ser uma representação do Self simbolizando o começo e a plenitude das possibilidades e sua capacidade de acertar pela ausência do senso crítico. Ou seja, a espontaneidade autêntica que gera a capacidade de fazer a coisa certa simbolizando a essência pé e pós consciente do homem.

A inocência simboliza o estado de indiferenciação da prima matéria portanto, ela pode aparecer simbolizada em sonhos na imagem de um menino; contudo, essa também possa se constituir numa das imagens através da qual se expressa o Si-mesmo. A imagem de um menino nos sonhos de uma mulher, em geral quer simbolizar um novo empreendimento e no dizer de Jung, um empreendimento honesto que concorre para a realização do SELF.

Crianças simbolizam suas próprias qualidades infantis ou um retorno à elas. Você pode estar esperando o retorno do passado e uma chance para satisfazer desejos reprimidos e esperanças insatisfeitas. Tire um tempo e cuide de sua criança interna. Talvez você precise de ver alguma coisa crescer e mudar.

Sonhar que você está salvando uma criança são suas tentativas para salves uma parte de você mesmo(a) que estava sendo destruída.

® Sérgio Pereira Alves

 www.salves.com.br