Cavalo

blackstallion.jpg (33011 bytes)O cavalo é uma das formas simbólicas mais puras da natureza instintiva é a energia que apóia o ego consciente sem que esse perceba, a energia que gera o fluxo da vida e que dirige nossa atenção para as coisas, influenciando nossas ações através de uma motivação. O cavaleiro é o ego, enquanto que o cavalo é o símbolo da nossa energia instintiva e animal. Quando juntos representam o movimento harmônico da natureza. Na imagem do cavalo a libido instintiva à disposição do inconsciente por vezes se encontra bastante ligada ao tema da sexualidade. O cavalo simboliza o sentimento de se estar vivo posto que é o fluxo da vida que não criamos mas que nos carrega no exercício de nossa vida. Na mitologia ele é associado às deusas-mães, sendo que podemos encontrar associações entre a imagem do cavalo e o simbolismo da mãe que pode ser vista como sendo o cavalinho da criança e isso devido a primitivamente ela costumar carregar seu filho às costas.

Sua imagem também encontra-se associada a da árvore dos mortos pois ele é um animal que a alma utiliza para cavalgar para o outro mundo, servindo de psicopompo entre o mundo dos vivos e o dos mortos. No mito de Odin, a sua mãe era o "Corcel Assustador", o Freixo Universal Yggdrasil de onde ele surge em suspensão. Hécate as vezes é representada com cabeça de cavalo e tanto Deméter quanto Fílina para poderem escapar das perseguições de Crono e de Posseidon, transformaram-se em cavalos. Nos países europeus, o diabo tem uma pata eqüina que possui como origem Wotan, e em quase todos os mitos o diabo cavalga uma bruxa cavalo.

Na Holanda, é costume se pendurar um casco de cavalo nas estrebarias com a finalidade de afastar os feitiços. É considerado também um símbolo do tempo e representa o vento pela sua velocidade. Se a imagem é de um cavalo branco, indica tratar-se de um impulso instintivo que naturalmente se dirige à consciência e se ele possuir asas pode ser considerado como sendo um símbolo de uma forma alada do princípio transcendente. Quando em sonhos o cavalo joga a sonhadora no chão, exprime um tema sexual ou aponta um conflito erótico, o que também costuma ser simbolizado pelo seu coice. Sendo o cavalo um símbolo da quantidade de energia a disposição do homem, quando as imagens giram sobre o seu sacrifício, podem estar apontando para uma fase de introversão pois o sacrifício de animais quando não é feito como simples oferenda, possui uma simbólica religiosa elevada, estabelecendo uma relação entre o herói e a divindade. O sacrifício surge então como a imolação do instinto, a união com o divino o seu abate ou sacrifício pode simbolizar a dissolução do instinto até então inconsciente. Quando se trata de um esquartejamento, o que está sendo simbolizado é que uma nova ordem está sendo criada pela conscientização e reflexão, além da existência de uma disposição interior para receber o arquétipo do SELF.

O cavalo é um símbolo solar e na Bíblia é símbolo de inteligência. De acordo com sua cor pode simbolizar destruição (vermelho) ou vitória (branco). É um arquétipo maternal mas pode também simbolizar impulsividade, impetuosidade de desejos e impulsos instintivos que motivam o homem.Em sonhos, o cavalo preto da morte e destruição é sinônimo de miséria. Está conectado de várias formas com aspectos da terra, especialmente o sol, a lua e a água. Também é associado com o vento e o ar, atuando como mediador entre o céu e a terra; Centauros são deuses do vento. É um animal sagrado  e considera-se um tabu comer a sua carne.

Ele leva muitas características da pessoa como a fertilidade, fidelidade, sensitividade, força, egoísmo, raiva, estupidez e vaidade. Na Psicologia pode ser o inconsciente, o lado sub-humano. Sua figura é altamente associada com muitos aspectos da guerra, especialmente na tradição grega. Cores: branco - presságio de morte e também inocência e divindade; preto - falta de bens materiais; vermelho - guerra; cinza - o mal.

Um cavalo alado representa as relações poéticas e um cavalo pastando representa a paz, quietude.

Um cavalo preto ou escuro nos sonhos significam mistério, e desconhecido. Você pode estar se arriscando em algum campo desconhecido. Eles representam forças ocultas.

Se o cavalo é branco, significa pureza, prosperidade e boa sorte.

Ver um cavalo morto indica que alguma coisa em sua vida que inicialmente lhe dava forças agora está morta; pode ser um relacionamento ou situação.

Uma manda de cavalos denota um sentido de liberdade e falta de responsabilidade, podendo também ser identificado por suas emoções descontroladas.

Cavalgar um cavalo, denota que você alcançou sucesso por meios dissimulados. Falta de integridade. Cavalgar um cavalo vdescontrolado significa que você está sendo levado por suas paixões.

sleepwalk.gif (14554 bytes)

Voltar à

Dicionário de Símbolos de Imagens Oníricas

® Sérgio Pereira Alves

 www.salves.com.br