Casa

casa.jpg (17884 bytes)Elas são um símbolo de nosso espaço psíquico pessoal, da nossa psique.

Sonhar que está limpando a casa significa a necessidade de limpar seus pensamentos  e se livrar dos antigos. Você está procurando melhorar.

Uma casa assombrada significa assuntos emocionais não terminados, relacionados com sua família da infância, parentes mortos ou sentimentos e memórias reprimidas.

Uma casa vazia indica sentimentos de insegurança.

Sonhar que você está limpando sua casa, significa sua necessidade de clarear seus pensamentos e se livrar dos antigos. Você está procurando se melhorar.

  Se você mora com outras pessoas em sua vida acordada, mas sonha que você está sozinha, sugere sua necessidade de caminhar em direção à sua independência. Você deve assumir responsabilidades.

Ver uma casa velha e desgastada em seu sonho representa suas crenças e atitudes antigas e como você costumava se sentir e pensar. Uma situação em sua vida atual pode estar forçando o retorno destas mesmas atitudes e sentimentos.. Uma casa velha também pode simbolizar sua necessidade de atualizar seu modo de pensar.

Uma casa nova em seu sonho pode indicar a entrada de em uma nova fase em sua vida.

Sonhos relacionados com uma casa referem-se a vários aspectos do Self. Para analisar uma casa  no sonho é preciso considerar em como a casa é mantida e suas condições de uso. Os cômodos na casa estão relacionados com facetas de sua personalidade.:

A fachada da casa simboliza a persona, a máscara que o indivíduo usa em sociedade;

o telhado simboliza a cabeça, a sede da consciência; o andar de baixo está relacionado ao inconsciente e aos instintos;

a cozinha é o local onde se processam as transformações, o equivalente ao laboratório da alquimia. Elas aparecem então em sonhos como símbolos da própria psique uma vez que ela podem ser consideradas como sendo um "estado psíquico". A Cozinha significa uma necessidade para calor e crescimento espiritual. ;

a sala de uma casa, indica uma necessidade de reunir-se mais com pessoas que você gosta. Dedique um pouco de seu tempo a  considerar determinados aspectos essenciais de sua vida. O sonho lhe convida a meditar se suas ambições não estão lhe afastando de coisas que lhe são importantes. A sala representa a imagem que você pinta para os outros e o modo de como você age na vida. Representa as crenças básicas sobre você mesmo(a) e quem é você; ;

 o sótão representa as memórias escondidas e pensamentos reprimidos que estão sendo revelados. Também simboliza sua mente, espiritualidade, e sua conexão com o Self superior. Alternadamente, significa as dificuldades em sua vida que serão obstáculos para você alcançar seu objetivos e aspirações;

a sacada denota notícias desagradáveis de amigos ausentes;

o porão simboliza a mente inconsciente e a intuição. A aparência do porão é indicação  de seu estado inconsciente e nível de satisfação. Se o porão está uma desordem significa alguma confusão que você precisa se livrar;

o banheiro e relaciona com suas urgências instintuais. Você pode estar experienciando alguns pesos/sentimentos e a necessidade de se aliviar. Pode também significar purificação e auto-renovação. Você precisa se limpar, tanto emocionalmente quanto psicologicamente. Sonhar que não encontra o banheiro significa que você está tendo dificuldades em liberar ou expressar suas emoções

o quarto significa aspectos de seu self que você quer manter privado. Tem também uma conotação de natureza sexual;

 o teto em eu sonho representa uma perspectiva mental ou espiritual;

a lareira simboliza calor, tradição e valores familiares;

o closet simboliza algo em sua vida que é para ser mantido escondido Pode também significar aspectos não revelados ou previamente escondidos de você mesmo (a);

 a porta simboliza o local de passagem entre dois estados, entre dois mundos, entre o conhecido e o desconhecido, a luz e as trevas, o tesouro e a pobreza extrema. A porta se abre sobre um mistério.  Como passagem ela alude a situações de crise, de mudança em nossa vida. Mas ela tem um valor dinâmico, psicológico; pois não somente indica uma passagem, mas convida a atravessá-la. É o convite à viagem rumo a um além...

A passagem à qual ela convida é, na maioria das vezes, na acepção simbólica, do domínio profano ao domínio sagrado. Assim são os portais das catedrais, os torana hindus, as portas dos templos ou das cidades khmers, os torii japoneses etc.

Nas tradições judaicas e cristãs, a importância da porta é imensa, porquanto é ela que dá acesso à revelação; sobre ela vêm se refletir as harmonias do universo. As portas do Antigo Testamento e do Apocalipse, ou seja, o Cristo em sua majestade e o último Julgamento, acolhem o peregrino e os fiéis. Suger dizia aos visitantes de Saint-Denis que convinha admirar a beleza da obra realizada, e não a matéria de que havia sido feita a porta.

Ele acrescentava que a beleza que ilumina as almas deve dirigi-las no sentido da luz, cuja porta verdadeira é Cristo.

A porta que não, se abre em sonhos, pode simbolizar uma descida ao inferno. Na alquimia, a porta fechada é uma imagem do recipiente alquímico, do temenos (ver alquimia, recipiente). A imagem em sonhos de espiar pela fresta da porta simboliza a falta de entendimento do sonhador quanto ao seu valor, além da sua inferioridade.

Transição e metamorfose são as idéias mais comuns de representação do símbolo da porta; é uma passagem de um lugar para outro, entre estado diferentes, entre luz e escuro. O ato de ultrapassar o limiar significa que a pessoa deve deixar para trás seu materialismo e personalidade para confrontar o silêncio interior e meditação.

Entrar pela porta significa novas oportunidade que serão apresentadas a você. Você entrando em uma nova etapa de sua vida, e mudando de um nível de consciência para outro.

É o abandono do velho e a aceitação do novo; uma porta aberta significa boas vindas e nos convida para o descobrimento e investigação, enquanto uma porta fechada representa rejeição, proteção, segredo, exclusão e aprisionamento. É um símbolo feminino em conexão como o buraco que ela nos leva, é a antítese da parede.

No sonho, se a porta está aberta e a cruzamos, estamos decidindo a nosso favor em uma situação de crise. Se a porta está fechada e não encontramos a chave ou qualquer outro modo para passarmos, é uma advertência para não deixar a crise sem resolver. Se a porta é muito estreita, muito baixa ou difícil de  passar, talvez devamos renunciar a alguma parte de nossa responsabilidade, nossa bagagem, para seguir adiante.

Uma porta que se abre para fora, significa que você precisa se tornar mais acessível para os outros, se a porta se abre para dentro, denota um desejo pde explorações interiores e auto-descobertas.

O portal é uma entrada para o desconhecido, ou um lugar de grande significado; é um limiar e pode  conectar os vivos com os mortos. Eles são normalmente guardados por animais simbólicos: o leão, o dragão, o touro, um cão de três cabeças que estão sempre representados em conjunção com o portal. Em muitas culturas, passar por um portal significa um ritual de passagem

O portal é  claramente fálico. Um portal com dois pilares - Androgenia. Pode funcionar como uma porta entre a vida e a morte. Justiça, compaixão, louvor e retidão são símbolos relacionados.

a garagem significa um período de inatividade e ócio em sua vida. Pode ser que você não tenha direção ou orientação em relação a conseguir seus objetivos. Empurrar o carro  para dentro da garagem significa segurança e estabilidade sobre suas conquistas e esforço. Abrir a porta da garagem significa que você  tomou uma decisão sobre um assunto. Fechar a porta da garagem significa que você está deixando seus objetivos em função de outros a sua volta.

a campainha que você escuta ou toca em alguma porta prediz notícias inesperadas que provavelmente serão negativas;

o chão ou assoalho de uma casa representa seu suporte ou a divisão entre seus inconsciente e sua consciência. Um chão de madeira, polido indica que você está sabendo de seu inconsciente e o está reprimindo.

Como a cidade, o templo, o palácio e a montanha, a casa é um dos centros do mundo. É um lugar sagrado e é uma imagem universal. Existe um paralelo com a Grande Mãe e é o centro da civilização. Na Psicologia Junguiana, o que acontece dentro de uma casa, acontece dentro de nós mesmos. A Psicologia Freudiana a associa com a mulher no sentido sexual; uma casa é sem sombra de dúvidas um símbolo feminino. Abrigo e segurança são palavras normalmente associadas com a casa. Existe uma correspondência com o universo, o telhado com o céu, as janelas como as divindades e o corpo como a terra. É o repositório de toda a sabedoria.

Os sonhos com casas são muitos significativos. Correspondem às tendências tanto positivas quanto negativas que formam nossa personalidade. Pode tratar-se de casas grandes ou pequenas, altas ou baixas, com ou sem portas, com ou sem janelas. O sonho pode ainda acontecer em uma das dependências da casa, no banheiro, na cozinha, no quarto, no terraço, podendo portanto variar também em sua interpretação.

Você deve investigar se o espaço em questão lhe é agradável, belo ou tenebroso, sujo ou incômodo.

Sonhar com uma casa que possui um ambiente acolhedor é um símbolo de serenidade e bem estar. O contrário, se a casa nos é desagradável, em qualquer sentido, reflete um passado não muito bom.

sleepwalk.gif (14554 bytes)

Voltar à

Dicionário de Símbolos de Imagens Oníricas

Se tem goteiras, indica que a infância não foi feliz e o passado lhe deixou muitas tristezas e frustrações. Quando a casa do sonho não possui portas ou janelas, ou ambas as coisas, pode haver um problema de comunicação. Portas e janelas abertas é sinal de felicidade e liberdade.

Se você sonha que se muda, sugere uma necessidade de fazer uma transformação importante em sua vida.

® Sérgio Pereira Alves

 www.salves.com.br