Cabelo

O cabelo simboliza força física e virilidade, sedução, vaidade e as virtudes e as propriedades de uma pessoa estão concentradas nos cabelos e nas unhas.`É um símbolo de instinto, de sedução feminina e atração física. Careca pode sugerir esterilidade.

Os cabelos também levam o contexto de poderes mágicos; as bruxas tinham seus cabelos raspados, como também na Bíblia, Sansão perde todo o seu poder quando os seus cachos são cortados. A lenda de Sansão nos ajuda a entender o simbolismo do cabelo na visão onírica.

Cabelos em partes diferentes do copo possuem diferentes significados: cabelos da cabeça - poderes espirituais; cabelos do corpo - poderes irracionais.

Formas diferentes de cabelos também possuem diferentes conotações:  cabelos soltos - sugerem liberdade e soltura, em uma mulher suspeita adultério; cabelos desgrenhados - um sinal convencional para privação, luto; cabelos longos -   normalmente associados com a mulher mas em um homem significam penitência. Sonhar que possui uma vasta cabeleira ou que seu cabelo cresce é símbolo de fecundidade espiritual, de poder e força de persuasão para conseguir os objetivos desejados em relação a qualquer coisa que tratamos de obter; cabelos cacheados -  um artista, fluente em várias línguas.

O contrário, perder o cabelo significa a perda de prestígio e poder. Pode indicar diminuição de poder aquisitivo, um período de grandes gastos

se aproxima. Este sonho também indica tristeza e passividade frente a uma situação delicada. A remoção indesejada de cabelos pode ser um símbolo de castração. Você ode estar preocupado em ficar velho e perder sua virilidade.

Cortar os cabelos sugere que você está passando por uma perda de força. Alguém está tentando lhe censurar , ou você pode estar remodelando seus pensamentos e ambições e eliminando pensamentos e hábitos indesejáveis.

As cores nos cabelos também levam seus símbolos: cabelos dourados levam o simbolismo do sol; cabelos brancos - eternidade; cabelos vermelhos - satânico, demoníaco; cabelos violeta - associados com as deusas; cabelos castanhos/pretos - forças ctônicas; cabelos verdes - têm a ver com o mar, água.

São considerados fonte de poder mágico ou de mana e por isso, o ato de cortar os cabelos e sacrificá-los significa frequentemente um renunciar e um renascer. O corte do cabelo ou da barba é frequentemente associado a um escalpo do ser humano, o que equivale a mudança de pele da serpente, um símbolo de transformação e desde a antiguidade o corte de cabelo (tonsura) estava ligado à consagração nos ritos de iniciação onde o sacrifício dos cabelos nos templos das deusas da lua, correspondia a uma evolução da prostituição sagrada, o seu simbolismo era de que entregando os cabelos, a mulher entregava o feminino à deusa. Anéis de cacho de cabelo guardados como lembrança, são tidos como amuletos que ligam uma pessoa a outra. Pela teoria da magia contagiosa, quem tiver de posse tanto de cabelos como de unhas humanas, pode exercer influência sobre a pessoa da qual os mesmos foram cortados.

sleepwalk.gif (14554 bytes)

Voltar à

Dicionário de Símbolos de Imagens Oníricas

O cabelo é com freqüência associado à força vital e ao próprio destino podendo ser considerado como uma imagem da relva, o cabelo da Terra. Na Rússia, somente às mulheres virgens era permitido que usassem uma trança grossa posto que após o casamento só poderiam usar duas tranças. A cabeleira encontra-se ainda relacionada à sensualidade e à provocação sexual.

® Sérgio Pereira Alves

 www.salves.com.br