Águia
eagspirit.jpg (4597 bytes)Os sonhos em que aparecem animais relacionam-se com nossa parte mais instintiva, com as tendências mais ocultas de nossa personalidade.

Alguns desses animais quando emergem de nosso inconsciente, é, o meio em que vivem e o que representam para nós, o que vai valer na hora da interpretação. Ela nos inspira poder e grandeza. Ao voar, o ar simboliza os pensamentos, o mundo mental. Por esta razão, sonhar com uma águia em pleno vôo é um prenúncio de solidão, de circunstâncias que irão lhe elevar acima de qualquer condicionamento emotivo. Este símbolo está lhe avisando que se produzirá uma elevação espiritual em você, que você tomará altas decisões, assim como o início de um trabalho interno muito importante que lhe ajudará a compreender qual é o seu verdadeiro destino. Sua vontade irá se desenvolver a todo o seu potencial e você será capaz de sacrificar o medíocre e o banal que existe em sua vida em prol de objetivos mais nobres. Sua mente está preparada para compreender as grandes verdades, mas você se verá obrigado a se adaptar às mudanças importantes que se aproximam.

Animal solar, é visto como sendo um mediador entre os reinos divino e o espiritual. É o pássaro dos reis e dos líderes. A águia é considerada como sendo o rei dos pássaros e tem a ver tanto com o desejo de poder, como com a elevação espiritual, com os altos vôos do pensamento e da fantasia. Na Mitologia grega, está associada à Zeus, o deus maior do Olimpo; na mitologia germânica à Wotan, o deus maior do Válhalla; no mito cristão, ela é um símbolo de São João e para Jung, um símbolo do pai.

Tal como a Fênix, pode ser considerada como um símbolo de Regeneração espiritual. A acuidade de seu olhar que lhe permite fitar o sol diretamente, a faz ser considerada um símbolo da clarividência.

No Xamanismo ela é Iluminação, a visão interior, invocada para poderes xamânicos, coragem, elevação do espírito a grandes alturas, orgulho, força independência e mobilidade. A águia voa sem medo entre o céu e a terra e nos ensina a encarar o medo natural que temos do desconhecido para podermos voa o mais alto que nossos corações queiram nos levar. Ela chega a viver até 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, ela tem de tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos.

Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis,  não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar; seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; suas asas estão apontando contra o peito envelhecidas e pesadas em  função da grossura das penas;  e voar já está se tornando tarefa difícil !!!

Então, a águia só tem duas alternativas:morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Após encontrar esse lugar,  a águia começa a bater com o bico contra a rocha até conseguir  arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas.

Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E somente depois   meses ela sai para seu famoso vôo de renovação. E poderá viver, então, por mais 30 anos.

É isso o que as vezes temos que fazer em nossas vidas. Nos resguardarmos por algum tempo e começar um processo  de renovação,para que continuemos a voar um vôo de vitória.

sleepwalk.gif (14554 bytes)

Voltar à

Dicionário de Símbolos de Imagens Oníricas

Com uma visão aguda, a águia se tornou um símbolo do olho que tudo vê. Pode se relacionar com todos os deuses do céu e significa inspiração, soltura, vitória, longevidade, velocidade, orgulho, pai e realeza como também um emblema para as nações poderosas.

Quando vista em combate com um touro ou um leão, representa o espírito ou o intelecto em conflito com o físico

® Sérgio Pereira Alves

www.salves.com.br