Água

água fonte de toda a vida.JPG (29558 bytes)O simbolismo da água pode reduzir-se a três temas dominantes: fonte de vida, meio de purificação, centro de regenerescência. Está associada com nascimento, fertilidade e alívio. Em termos gerais ela caracteriza qualidades ou traços do feminino. É o princípio fecundador e qualquer imagem relacionada com ela vai se referir às emoções, aos desejos, à emotividade e à sensibilidade.

Sonhar com água limpas claras, que brotam dos mananciais das montanhas, significa que a pessoa possui elevados sentimentos e que deve atuar desinteressadamente, levado por um impulso altruísta. Se são águas provenientes de lagos ou córregos, simbolizam um excesso de passividade nas emoções, sendo conveniente ser mais ativo e mais decidido na hora de entregar-se aos sentimentos com uma forma compensatória para equilibrar o seu psiquismo.

A chuva fina alude à fecundação e constitui um presságio de que seus projetos se realizarão. O contrário , de chuvas torrenciais, anunciam discussões ou desejos mal-canalizados. A água suja ou parada indicam que seus sentimentos não são o que aparentam e que em sua forma de agir está faltando sinceridade.

É considerada como sendo o ponto de partida para o surgimento da vida - toda vida vem da água, daí sua simbologia estar ligada à matrix - mãe. É um símbolo do Gênese, do nascimento, e para os vedas é chamada de mâtrimâh, significando: "a mais materna". Nos mitos dos heróis ela está sempre associada ao seu nascimento ou renascimento: Mitra nasceu às margens de um rio, enquanto que Cristo "renasceu" no Rio Jordão. Ela sempre nos reporta à origem. Prahmanda, o Ovo do Mundo é tido como tendo sido chocado na água e dele advém toda a criação. Associada ao banho e ao batismo, nos textos da alquimia está relacionada com a operação da Solutio. É um dos símbolos dos inconsciente, sendo que o ato de entrar na água e dela sair, possui uma analogia com o ato de mergulhar no inconsciente; enquanto que ser lançado à água é similar a ser entregue ao seu próprio destino. Sonhos em que o égo onírico guarda a água suja em seu quarto, simbolizam aceitação por parte do ego vígil dos aspectos obscuros de sua personalidade, de sua sombra. Caso o sonhador se veja tomando um banho, essa imagem parece estar associada à tomada de compreensão sendo que a temperatura da água pode nos dizer sobre a quantidade de "calor" que acompanha este processo. Enquanto um dos quatro elementos, é um símbolo do sentimento. As emoções também se encontram representadas na água. As ondas do mar corresponderiam ao movimento dessa mesma emoção.

Mergulhar nas águas, para delas sair sem se dissolver totalmente, salvo por uma morte simbólica, é retornar às origens, carregar-se de novo num imenso reservatório de energia e nele beber uma força nova: fase passageira de regressão e desintegração, condicionando uma fase progressiva de reintegração e regenerescência.

A água se torna o símbolo da vida espiritual e do Espírito, oferecidos por Deus e muitas vezes recusados pelos homens. No contexto Cristão a água possui muitas correlações. Cristo caminhou sobre as águas, a transformou em vinho; onde estes atos podem ser vistos com a transcendência da condição terrena. Os Cristãos são batizados com água simbolizando a purificação da alma e uma admissão na fé.

Entretanto a água pode ser destrutiva; a água desmorona e corrói levando embora até mesmo a mais dura pedra. Ela é também um dos quatro elementos essencial à vida. Nesta forma ela é representada  por linhas onduladas ou um triângulos apontado para baixo. As cores normalmente associadas à água são o azul e o verde. Suas qualidades são fluidez e coesão. A água corrente representa mudança e passagem temporal.

Água em seu  sonhos simboliza seus inconsciente ou seus estado emocional. Água é a essência viva de sua psique e o fluxo de energia da vida.

É também simbólico para a espiritualidade, conhecimento, cura e frescor. Sonhar com água fervente sugere que você está passando por algum reboliço emocional. Também significa que os sentimentos de seu inconsciente estão vindo à tona e prontos para se tornarem conscientes.

 Ver águas claras e calmas significa que você está em paz com sua espiritualidade. Denota serenidade, paz mental e rejuvenescimento.

Águas barrentas e sujas indicam que você está se chafurdando em suas emoções negativas. Você deve devotar algum tempo para clarear sua mente e encontrar paz interior. Por outro lado, sugere que seu pensamento/julgamento está turvo e nublado.

sleepwalk.gif (14554 bytes)

Voltar à

Dicionário de Símbolos de Imagens Oníricas

Se você se encontra imerso em águas barrentas indica que você está atolado até a cabeça em uma situação e oprimido por suas emoções.

Escutar água corrente no sonho, denota meditação, reflexão, e ponderação de seus pensamentos e emoções.

® Sérgio Pereira Alves

www.salves.com.br